Quarteto ESMÊ

André Mehmari, Gian Correa, Fabio Peron e Fernando Amaro se uniram para prestar uma homenagem ao centenário de Esmeraldino Salles, esse importante compositor da música paulista.

Além das músicas do Esmeraldino, especialmente arranjadas para piano, sete cordas, bandolin e bateria, completam essa homenagem composições próprias do quarteto que criaram os choros respostas aos choros de Esmeraldino.

Para realizar essa homenagem  formou-se esse quarteto em cuja formação combinam-se dois tipos de conjuntos tradicionais: o Regional de Choro - onde comumente se encontram o violão de 7 cordas e o bandolim -, e o Trio de Jazz - cuja formação tradicional apresenta piano e bateria. Os quatro jovens, porém, experientes músicos possuem origens e trajetórias variadas, mas com diversos pontos de convergência. Pode-se dizer que o principal deles é a tendência de agregar em sua criação elementos dicotômicos, como tradição e inovação, regionalismo e universalidade, passado e presente.

Esmeraldino Salles

CavaquinistaComposito, Contrabaixista e Violonista

Nascido em SP, Esmeraldino Salles tocava cavaquinho, violão e contrabaixo acústico e integrou importantes grupos musicais de São Paulo, como o Regional do Rago e o Regional do Siles. Fez parte do Conjunto da Rádio e TV Tupi e gravou vários discos com seus regionais. Embora pouco conhecidas do grande público, suas músicas cheias de breques são bastante tocadas no meio do choro, especialmente Uma Noite no Sumaré e Arabiando. Apresentando harmonizações próximas ao jazz, permanecem sendo música brasileira da melhor qualidade, seguindo uma linha estilística já trilhada por mestres como Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.

O disco Tributo a Esmeraldino foi gravado pelo conjunto Um X Zero, formado por Osvaldo Colagrande (7 cordas), Zezinho Guarani (pandeiro), Marco Bailão (violão), João Francisco (clarinete) e Gian (cavaquinho), com participações especiais de Luiz Amorim (cavaco), Lúcio (cavaquinho) e Bombarda (acordeon). Além das duas citadas, o CD traz as faixas Caso de Amor, Bons Tempos, Moderno, Saudoso, É isso aí Bicho, Histórico, Sugestivo, Por acaso, Saia dessa e Quando o amor acontece. 

© 2018 Rubra Rosa Projetos Culturais Ltda - ME

Rua Padre Antonio Tomás 227/51 - Água Branca 

São Paulo CEP 05003-010

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean